Área da Nutri

Cuide-se: mantenha seu corpo e mente saudáveis


O quarentena transformou a rotina diária de todos. E com isso foi preciso se adaptar a novos hábitos. Estamos passando por mudanças e não está sendo fácil para ninguém. Algumas pessoas estão sendo mais afetadas, outras menos, mas todos estão tendo que lidar com um momento bem difícil. Por isso, trouxemos algumas dicas para que você cuide mais do seu corpo e mente. 


Também queremos aproveitar para te lembrar que olhar para si mesmo é fundamental. E esse é um momento indispensável para dar mais atenção para a sua própria saúde e bem-estar.


Quarentena e suas implicações


As informações não param de chegar, e infelizmente temos bastante notícias ruins. Tudo que está acontecendo afeta a cada um de nós. Continuar as aulas à distância não é um privilégio para todos, trabalhar de casa também não. Algumas pessoas precisam lidar com o desemprego. São muitos problemas sim, mas isso não é motivo para deixar a sua saúde de lado. Se cuide!


Dicas para o corpo e mente


Evite informações excessivas


Estamos com bombardeios de informações chegando todos os dias. Vivemos conectados, é impossível não nos depararmos com tudo que vem acontecendo. E é importante estar informado, mas evite o excesso.  


Tenha cuidado com as notícias falsas, elas estão por toda parte. Não compartilhe nenhuma informação sem antes checar se realmente é verdadeira. Não passe o dia inteiro se informando em sites ou pela televisão. Procure dar um tempo para a sua mente.


Estabeleça uma rotina


Você já deve ter escutado isso ou lido em algum lugar, mas é bom reafirmar. Estabeleça uma rotina e procure segui-la todos os dias. Se você está trabalhando ou estudando de casa é mais importante ainda, pois você tem prazos a cumprir. Então aproveite e reserve um horário do dia para cada tarefa.


Medite ou apenas relaxe


Se você já tinha o hábito de meditar vai ser mais fácil manter ele. Se você fazia terapia, migre para a plataforma on-line se possível. Meditar é uma forma de aliviar a ansiedade e manter a calma em meio a toda essa tempestade. Se você não tem o hábito de meditar e não quer começar, apenas relaxe, se desligue um pouco da tecnologia, do celular, televisão, rádio. Fique em silêncio ou coloque um fone de ouvido e ligue uma música tranquila ou algum vídeo específico para relaxar. Independente da forma, tenha um momento só seu e relaxe.


Faça o que te faz bem


Um encontro virtual com os amigos ou familiares, assistir um filme ou uma série, ler um livro ou escutar música. Há várias opções, escolha o que mais te agrada e tire um momento do dia para aproveitar e ter o seu próprio momento de lazer.


Reconheça e aceite suas emoções


É normal estar mais emotivo e sensível nesse momento. Não é normal estar triste o tempo inteiro. Se é o caso, procure ajuda com seus amigos, familiares ou com um profissional. 


Alimente-se bem e faça atividades físicas


Mantenha uma alimentação saudável e pratique atividades físicas regularmente. Os cuidados com o seu corpo e organismo interferem muito na sua saúde mental.


Cuide-se


Para finalizar. Inspire… Expire… Repita! Seu ritmo precisa desacelerar. Está tudo tão incerto nesses últimos meses e a única certeza que temos é que cuidar da saúde mental é fundamental. Se cuide!