Área da Nutri

Detox pós carnaval: Desintoxique o organismo após a folia


O carnaval é o feriado mais animado do ano. É onde a galera se reúne e aproveita ao máximo. Consome bastante bebida alcoólica, come diversos alimentos industrializados e frituras, e na maioria das vezes acaba suando e não se hidratando o suficiente.


Agora chegou o momento de se livrar dos exageros que foram cometidos no carnaval. Após a folia o organismo pede um descanso e uma boa recuperação e é a hora de voltar à rotina. Para aliviar aquela sensação de inchaço e indisposição, aposte em alimentos leves e desintoxicantes, bastante água, e até mesmo suplementos. Eles irão auxiliar o fígado e também ajudarão a eliminar toxinas e a não reter líquidos. Assim, o organismo volta a ter um funcionamento normal, com a nutrição do corpo em dia. 


Dicas pós carnaval


Para te auxiliar nesse processo, separamos algumas dicas que irão te ajudar a voltar do carnaval mais disposto.


Beba bastante água: a água é uma excelente aliada na desintoxicação do corpo. Além de hidratar, ela auxilia no eliminação de toxinas, melhora a função dos rins, ajuda na digestão e reduz a retenção de líquidos. Os médicos recomendam o consumo de dois litros por dia.


Coma folhas verdes: alimentos como alface, couve, espinafre e rúcula são ótimas fontes de fibras. As fibras ajudam a limpar o organismo e melhorar a digestão, além de diminuir a absorção de gorduras e toxinas.  


Consuma bastante frutas: dê uma atenção especial às frutas, principalmente àquelas com alto teor de água e baixa caloria, como melancia, melão e morango. Elas são ricas em vitaminas e minerais, ajudam a repor o que foi perdido durante a folia e ainda contribuem para a hidratação. 


Beba chás: muitos tipos de chás são ricos em antioxidantes e ajudam a desintoxicar o corpo, em especial o chá verde e chá preto. Outros chás poderosos são o de boldo, picão e erva-cidreira.


Não exagere no café: o café é um aliado na desintoxicação do corpo, mas não exagere. Ele ajuda a melhorar a dor de cabeça causada pela ressaca, além de ser diurético e melhorar a atenção e o alerta.


Evite carnes vermelhas e gorduras: nesse período após o carnaval, evite esses alimentos, pois eles são mais difíceis de serem digeridos. Dê preferência às carnes brancas como peru, peixe e frango. Prefira prepará-las grelhadas, assadas ou cozidas, ao invés de fritas. Evite também alimentos embutidos como salsichas e mortadelas.


Coma grãos: eles são poderosos aliados na limpeza do organismo, melhoram a digestão e ajudam a eliminar toxinas. Dê preferência aos grãos integrais como trigo, cevada, aveia, centeio, alpiste, semente de girassol e linhaça.


Pratique atividades físicas: esportes aceleram a limpeza do organismo e ajudam a eliminar toxinas e aquelas calorias extras adquiridas durante as festas. Consulte um orientador físico para saber qual tipo de esporte praticar.


Priorize uma boa noite de sono: nada como uma boa noite de sono para acelerar o processo de desintoxicação do organismo. Dormir bem aumenta a imunidade, neutraliza os radicais livres e ajuda na renovação das células, o que é indispensável na hora do detox.


Com essas dicas que o Lab. Tiaraju preparou para você, será mais fácil voltar à ativa, com um corpo renovado e saudável.