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Outono: Aproveite as riquezas das frutas da estação


O outono chegou e, com ele, os dias de clima ameno. Não há época melhor para uma boa safra. Neste período, as frutas que estão maduras começam a cair do pé. Assim, outubro é conhecido como a estação das frutas, por causa da grande variedade encontrada.


As frutas da época tendem a ser mais doces. E como são colhidas em seu ponto alto de sabor e nutrientes, elas também tendem a ser mais saudáveis. Por isso, os nutricionistas recomendam que a alimentação seja com alimentos da época. 


Frutas do outono


Abacate: rico em gorduras monoinsaturadas e fibras, o abacate ajuda a controlar o colesterol, melhora o sistema circulatório e a pele. Contém potássio, indicado para inchaços, fadiga, depressão e problemas cardíacos.


Caqui: é rico em fibras e vitaminas A, C, B1 e B2. Possui cálcio e ferro. A fruta é considerada um antioxidante por combater os radicais livres relacionados ao envelhecimento precoce, a alguns cânceres, entre outras doenças.


Kiwi: é rica em vitamina C, E e potássio. Fonte de pectina, uma fibra que ajuda a controlar o nível de açúcar e colesterol no sangue. 


Laranja: rica em vitamina C, cálcio, fósforo e ferro, melhora a imunidade e apresenta vários antioxidantes, que ajudam a reduzir o colesterol, as inflamações e a bloquear as células cancerígenas. Contém fibras que auxiliam na diminuição dos problemas intestinais, além de proporcionar maior energia. Também auxilia na produção de colágeno da pele.


Maracujá: possui alto valor nutritivo. Rica em vitamina C, vitaminas do complexo B (B2 e B5) e sais minerais como ferro, cálcio e fósforo. Funciona como um calmante suave. Dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos, evita problemas de pele, além de serem essenciais ao crescimento e evitarem a queda dos cabelos.


Tangerina: fonte de vitaminas A, B e C, e também sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. Essencial para o desenvolvimento de dentes e ossos, e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. Também ajuda a combater infecções, a aumentar a resistência do organismo e a absorver o ferro de outros alimentos.


Goiaba: rica em vitaminas A, B1 e C, cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis. Auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso, dá maior resistência física e auxilia no metabolismo de carboidratos, ajudando no emagrecimento.


Melancia: contém alto teor de água, o que ajuda na hidratação. Apresenta vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, potássio, fósforo e ferro. Tem propriedades diuréticas e ainda ajuda na produção de células sanguíneas, formação de ossos e ajuda no metabolismo de carboidratos, auxiliando no emagrecimento.


Figo: possui boa quantidade de magnésio, potássio, cálcio, ferro e fibras. Na fruta, destaca-se a pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol no sangue. O consumo de figos juntamente com uma fruta cítrica ou outra fonte de vitamina C aumenta a absorção de ferro pelo organismo.


Maçã: contém vitaminas B1, B2 e niacina, além de minerais como ferro e fósforo. É rica em pectina, que se liga a toxinas e ao colesterol, expelindo-os do organismo, e em ácido málico, que ajuda o corpo a gastar energia de forma eficiente. A fruta contém quercetina, anti-inflamatório que diminui o risco de problemas cardiovasculares. 


Mamão: é rico em propriedades terapêuticas, tem um importante papel no bom funcionamento do aparelho digestivo e está associado como um acelerador do processo de cicatrização. É uma excelente fonte de sais minerais como cálcio, ferro, sódio, potássio e fósforo, que auxiliam na construção dos músculos e crescimento do corpo, no combate à anemia e na formação de ossos e dentes. 


Durante o outono os alimentos são mais ricos nutricionalmente. Aproveite e alimente-se com qualidade!