Área da Nutri

Sistema imunológico: como diminuir os riscos de contrair doenças


Sabe aquelas pessoas que estão sempre doentes? Se você conhece alguém que vive pegando resfriados ou gripes, saiba que esta pessoa provavelmente está com o sistema imunológico bem fraco. E a probabilidade de alguém assim desenvolver doenças é bem grande, por isso, vamos te dar dicas para ter hábitos de vida saudáveis e estar sempre com a imunidade em alta.  


O que é sistema imunológico?


É um conjunto de órgãos, tecidos e células que atuam na defesa do organismo contra os vírus, bactérias e agentes infecciosos. E, assim, quando está fortalecido previne o risco do desenvolvimento de doenças. 


Dicas para turbinar a imunidade


Com apenas algumas mudanças de hábito você consegue turbinar a imunidade do seu corpo e ficar mais resistente a doenças.


Boa alimentação: Uma alimentação saudável é a base para prevenir e tratar diversas doenças. Os nutrientes são responsáveis por fazer todo o organismo funcionar corretamente, inclusive a imunidade. Por isso, o ideal é manter uma dieta rica em alimentos naturais e frescos. 


  • Vegetais: frutas, verduras e legumes, pois fornecem vitaminas, minerais e fibras;

  • Carboidratos: pães, arroz, batata, mandioca, milho, entre outros, pois dão energia ao corpo;

  • Proteínas: carnes, ovos, leite, leguminosas, entre outros, pois são matéria-prima das células do corpo;

  • Gorduras: azeite de oliva, óleo de coco e abacate, pois são essenciais para várias funções do organismo, como produção de hormônio e regulação da temperatura corporal.


Prática de atividades físicas: Elas fazem bem ao organismo de maneira geral. Ajudam no controle do peso, dão condicionamento físico, melhoram a capacidade cardiovascular e fortalecem o sistema imunológico. Porém, lembre-se: para ter o efeito de turbinar a imunidade, a intensidade deve ser moderada.


Durma bem: Durante uma boa noite de sono o corpo descansa da rotina e o organismo aproveita para se regenerar e regular as suas funções. Para manter o seu sistema imunológico sempre em alerta é preciso recuperar as energias que ele gasta ao longo do dia. Portanto, durma de 7 a 9 horas por noite. Para um sono de qualidade você deve se desligar dos eletrônicos e fazer refeições leves à noite.


Se afaste do estresse: Ele é um grande vilão para a sua imunidade. Faça o possível para afastá-lo da sua rotina. 


  • Tenha um hobbie ou outra atividade que te dê prazer;

  • Reserve momentos para a família e amigos;

  • Não guarde raiva e rancor;

  • Utilize técnicas de meditação;

  • Faça alguma atividade para aliviar o estresse.


Abandone maus hábitos: Assim como é importante adquirir bons hábitos de vida, é fundamental abandonar os ruins. O tabagismo e o alcoolismo, por exemplo, são vícios que prejudicam o organismo, inclusive a imunidade.


Tome sol: Nem que seja 15 minutos por dia, mas não deixe de tomar um pouco de sol. Ele é um grande aliado do sistema imunológico. Além de ajudar o corpo a sintetizar a vitamina D, ele energiza as células T do organismo, aquelas responsáveis por eliminar agentes desconhecidos.


Consuma alimentos que fortalecem a imunidade: Já falamos da importância em ter uma alimentação saudável. Agora vamos falar sobre os alimentos que dão aquela força extra para a defesa do corpo. Frutas ricas em vitamina C como acerola, laranja e limão; cebola; alho; brócolis; nozes, sardinha e salmão, que são ricos em ômega-3. Cuide sempre da sua saúde e alimentação, isso te ajudará a fugir das doenças!


Se você precisa de um auxílio extra para melhorar a sua imunidade, confira alguns suplementos naturais do Laboratório Tiaraju! 


Acesse www.tiaraju.com.br