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Termogênicos: o que são e para que servem


Já ouviu falar de alguém que estava usando termogênico para perder calorias? E já se perguntou o que é isso e para que serve? Bom, se você deseja emagrecer, eles são uma boa opção. Vamos te explicar melhor o que é um termogênico e seus benefícios.  

O que é um termogênico?

Os termogênicos são uma classe de suplementos que tem como objetivo aumentar o metabolismo, fazendo com que o indivíduo queime mais calorias e, consequentemente, perca peso. Assim, eles estimulam a queima de gorduras e podem ajudar a melhorar a concentração e desempenho físico.

O processo termogênico natural acontece quando o organismo transforma nutrientes em energia para manter o calor e fazer com que o corpo funcione. O combustível mais utilizado para obter essa energia é a gordura. Também existe a termogênese estimulada, que acontece quando se realiza qualquer movimento, pois a atividade física gera aumento de calor, e a metabolização dos alimentos, quando ingeridos, leva a queima de calorias. 

Em relação a termogênese estimulada, há algumas substâncias presentes nos alimentos que podem ajudar. A cafeína presente no café, por exemplo, aumenta a resistência em exercícios e faz com que o corpo consiga queimar mais calorias. Há também alimentos que estimulam a produção de uma substância chamada noradrenalina que aumenta as batidas do coração e eleva o calor interno do corpo e a termogênese, que é o caso da capsaicina presente na pimenta. 

O consumo diário de comidas e bebidas que possuem essas substâncias tornaram-se populares e surgiram suplementos termogênicos com essas substâncias em maior quantidade. Assim, as opções desses suplementos no mercado são muito grandes. No Laboratório Tiaraju, por exemplo, você encontra diversas opções de termogênicos.

Termogênicos naturais

Alimentos com grande concentração de cafeína: Café, chá verde, chá mate, pó de guaraná, pimentas do gênero capcium, gengibre, canela.

Benefícios comprovados

Ajuda no emagrecimento; 

Melhora o desempenho nos treinos;

Melhora o foco.

Suplementos termogênicos

É recomendado ingerir os suplementos termogênicos antes dos treinos e apenas nos dias em que for praticar atividades físicas. Evite ingeri-los antes de dormir, pois podem levar a insônia; evite ingerir suplementos com alimentos termogênicos, por exemplo, beber muito café e ainda tomar o suplemento a base de cafeína; e também evite tomar os suplementos por muito tempo, pois há o risco de sobrecarregar o organismo.

Quantidade recomendada 

Quantidade diária recomendada de alimentos termogênicos:

Café: de três a quatro xícaras de 50 ml;

Chá verde: não beber mais de quatro xícaras;

Pimenta: no máximo duas vezes;

Gengibre: duas a quatro gramas;

Canela: meia colher de chá.

Quanto aos suplementos, não há uma recomendação oficial sobre a quantidade recomendada, mas como a maioria deles é composto por cafeína, a ANVISA regulamenta não ultrapassar os 240 mg diários desta substância. 

Ao ingerir os alimentos e os suplementos termogênicos é importante manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas diariamente. Somente assim é possível obter os benefícios dos termogênicos.

Sempre consulte seu nutricionista!