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Vitamina D: quais os benefícios e como repor a vitamina na quarentena


A vitamina D pode ser uma grande aliada durante esse momento. Ela te proporciona mais saúde e bem-estar, além de ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico. Mas tem um pequeno detalhe, quando falamos nessa vitamina, a primeira coisa que pensamos é no sol. 


E como eu vou repor essa vitamina na quarentena? Vamos te ajudar a conhecer melhor a vitamina D e também quais são as formas de absorvê-la. 


O que é a vitamina D?


É um nutriente essencial para o corpo. O nosso organismo o utiliza em muitos processos, incluindo a construção e manutenção de ossos fortes.


Ela é muito conhecida como a vitamina do sol, pois a vitamina D é produzida pelo organismo durante a exposição solar. Mas ela também pode ser consumida em alimentos e suplementos. 


Principais benefícios


Essa vitamina ajuda na absorção de cálcio, promove o crescimento e o fortalecimento dos ossos, e também está envolvida em várias funções do sistema imunológico, digestivo, circulatório e nervoso. Pesquisas sugerem que essa substância pode ajudar a prevenir várias doenças, como depressão, diabetes, câncer e doenças cardíacas.


Onde encontrar a vitamina D


A vitamina pode ser encontrada no sol. Aposte na exposição solar diariamente, por alguns minutos. Mas como vou manter a vitamina D em dia durante a quarentena? Pode ser na janela, pegando o sol da manhã. À tarde, levando o cachorro para passear. Lembre-se de sempre usar filtro solar.


Quanto tempo devo ficar no sol? Depende de uma série de fatores, como idade, saúde, peso, cor da pele e até a região em que você está. Um adulto saudável deve tomar sol pelo menos 3 vezes por semana, sem protetor solar. O tempo varia um pouco. Quem tem pele branca, deve ficar de 15 a 20 minutos por dia. Se a pele tem um tom intermediário, de 30 a 40 minutos. Se a pele for negra, cerca 1 hora. Se passar desse tempo, você deve aplicar protetor solar.


Você também a encontra em alguns alimentos, como óleos de salmão, atum e sardinha, gema de ovo, fígado, leite, iogurte e queijos. Então, a dica é, tenha uma alimentação rica em vitamina D.


Outra forma de complementar os níveis da vitamina no seu organismo é através de suplementos em cápsulas. Então, também invista em suplementos, eles são uma ótima alternativa para garantir a fonte diária de vitamina D no corpo.


Nível ideal para o organismo


Não há uma resposta específica sobre a quantidade necessária para se manter saudável. Os níveis diferem muito de uma pessoa para a outra. Depende da idade e das condições de saúde.


O ideal é procurar a orientação de um especialista. Só assim você saberá como está a sua saúde e qual é a quantidade ideal que o seu organismo necessita. 


De acordo com a Associação Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o ideal para a população geral e saudável é mais que 20 ng/mL. Entre 30 e 60 ng/mL para grupos de risco, como idosos e gestantes. Acima de 100 ng/mL consiste em um alto nível, com risco de intoxicação e hipercalcemia. 


Esses dados mostram a importância de manter a vitamina equilibrada. Não deixe seu organismo sem a vitamina D e também cuide o excesso. 


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