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Por que tanta gente sabota a dieta?

30.03.2022

É comum começar um plano alimentar equilibrado e saudável e acabar desistindo ou fugindo completamente da estratégia. E os motivos que levam as pessoas a sabotarem a dieta são geralmente os mesmos. Por isso, separamos os principais motivos para te ajudar a eliminá-los. Confira!


- Não planejar as refeições


Quando não há planejamento, e essa situação é somada com a busca por prazer, existe uma chance maior de ter opções saborosas que não fazem parte do plano alimentar.

Organizar as refeições e comer de forma planejada faz com que você não exagere, e a tendência é que você utilize ingredientes de acordo com o plano alimentar e não sabote a dieta.


- Ter um cardápio limitado e sem variações


Sabe aquela sensação de “enjoar” de um determinado alimento pelo excesso de consumo? Quem faz dietas com pouca variedade de ingredientes, e abandona o plano alimentar no meio do caminho, pode estar sendo motivado exatamente pelo cardápio limitado.

Isso acontece porque quando você se alimenta sempre da mesma comida, todos os dias, acaba não satisfazendo os estímulos sensoriais do corpo. 


- Não estar atento à composição dos alimentos


As embalagens podem confundir você. Frases e imagens que remetem a produtos naturais, integrais, fit, zero açúcar, low carb, entre outras referências, induzem as pessoas a acreditarem que determinado alimento é mais saudável.

Apostar em marcas que sejam confiáveis e buscar informações com nutricionistas são algumas estratégias que ajudam a identificar alimentos saudáveis. 


- Não controlar o desequilíbrio hormonal


Os hormônios também influenciam no emagrecimento. Direta ou indiretamente, algumas ações promovidas por eles interferem na perda de peso. É o caso da TPM e da menopausa.


- Não incluir fibras na alimentação


As fibras, tanto as insolúveis como as solúveis, auxiliam o sistema digestivo. Elas também intensificam a sensação de saciedade por serem processadas de forma mais lenta pelo organismo. Isso faz com que se tenha saciedade por mais tempo. Outra vantagem é que os alimentos ricos em fibras possuem baixas calorias.


Dicas para não sabotar a dieta


Integre na sua alimentação as receitas que você gosta. Faça isso de uma forma equilibrada, com substituições de ingredientes por opções mais saudáveis e adequadas ao seu plano alimentar, além de porções reduzidas.


Conhecer suas limitações e fazer adequações é fundamental para que a dieta funcione e para que você pare de sabotar o seu emagrecimento.


Agora que você já sabe os principais motivos, cuide para não sabotar a sua dieta. Mantenha uma alimentação equilibrada e emagreça com saúde!

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